Menu
Carrinho

Transistor

Transistor

Transístor é um componente eletrônico fabricado com material semicondutor em um encapsulamento plastico ou de metal, tem três terminais para conexão em um circuito eletrônico, mas existe também um transístor um pouco diferente que é o foto fototransístor que tem apenas 2 terminais porque o terceiro que seria  base fica exposto para captar luz através da lente plástica, o funcionamento dele é igual a de um transístor mas o aparência é igual a de um LED que vemos em diversos aparelhos eletrônicos atualmente.

transístor é utilizado na eletrônica para amplificar ou chavear sinais elétricos de baixa, média e alta potência

Na amplificação o transístor pode ser encontrado em etapas transferência e amplificações de sinais em um circuito eletrônico ou mesmo ser especificamente utilizado com pré amplificador e/ou amplificador áudio e vídeo, entre outros.

No chaveamento, o transístor trabalha como uma chave liga-desliga, pode ser encontrado em fontes chaveadas, alarmes, em circuitos diversos  que necessitam acionar relês, bobinas, motores, etc...

A palavra transístor das palavras da língua inglesa "transfer resistor" (resistor de transferência), como era conhecido pelos seus inventores.

transístor é a base de todos circuitos integrados que conhecemos é o tijolo, bloco ou unidade de construção base de fundamental dos dispositivos eletrônicos modernos mais complexos.

A maioria dos transístores atualmente são fabricado com silício ou germânio, mas alguns outros materiais semicondutores também podem ser usados em escala menor.

Quando se procura um transístor é necessário ter algumas informações para que se possa encontrar o transístor corretamente.

Quem esta substituindo  deve pegar o código com técnico que esta consertando. Já quem esta montando algum projeto eletrônico deve pegar o código do transístor ou part number em inglês na lista de montagem. Esse código permite selecionar o transístor com as cateterísticas corretas no meio de milhares de modelos diferentes, muitas vezes uma letra no final do código já pode fazer a diferença no circuito eletrônico, não existe uma padrão de codificação, cada fabricante coloca o que acha melhor quando cria um novo transístor, mas nos casos dos transístores já conhecidos que não tem mais patente e podem ser fabricados por qualquer empresa, algumas partes do código são semelhantes, mudando apenas as letras iniciais ou finais. Existem tabelas de equivalências de transístor que podem ajudar na procura.

já quem esta projetando, precisa de dezenas ou centenas de informações técnicas que podem ser encontrados nos datasheets dos fabricantes. São tantas informações que nenhum site de venda atualmente é capaz de colocar todas caraterísticas dos transístores como filtros nas buscas. Por isso geralmente se busca pelo código como por exemplo "BC548", "TIP32", "2N3055" deixando então a seleção com base das informações técnicas para os engenheiros projetistas, através dos datasheets ou manuais dos componentes.