Estação de solda é uma ferramenta utilizada na eletrônica para soldar e dessoldar componentes eletrônicos de placas de circuito impresso. É formado por uma caixa de ferro onde fica o circuito de controle do aquecimento com ajustes e diplays no caso das estações digitais, mais um ferro de solda e suporte.
Com uma estação de solda é possível controlar a temperatura de soldagem do ferro de solda para realizar uma boa solda e sem dificuldades. Se deixar o ferro de solda frio, a solda não derrete direito, ou demora para derreter, perde-se tempo e ainda pode-se fazer uma solda fria, já com a ponta muito quente a solda derrete rápido, mas pode aquecer demais o componente eletrônico, as ilhas e ou trilhas da placa de circuito impresso, o que os danificaria. O ponte ideal de temperatura para todas situações não existe, porque ao encostar a ponta de ferro de solda no componente, trilha ou ilha da placa a ponta perde calor para esses objetos, e a quantidade de calor perdida depende das dimensões das trilhas e dos terminai dos componentes. Trilhas grossas, ou áreas cobradas dissipam muito o calor e por isso necessitam de mais temperatura. Por outro lado, ilhas pequenas, e/ou trilhas finas necessitam de menos temperatura, por isso o uso de estação de solda é ideal para as diversas situações de soldagem que aparecem no dia a dia de quem lida com soldagem de componentes.
Um ferro de solda é uma ferramenta simples e barata que resolve bem o problema de muitas situações, mas tem algumas que ou se utiliza outros ferro mais potentes ou se utiliza uma estação de solda para aumento de temperatura para resolver.