Menu
Carrinho

Cristal/Ressonador/Filtro

Cristal/Ressonador/Filtro

Um cristal é um componente eletrônico em uma pequena caixa metálica com dois terminais que gera um sinal elétrico oscilante em uma frequência específica determinada pelo fabricante aproveitando as propriedades piezoelétricas do quartzo.

A maioria dos circuitos processados utilizam cristal para gerar o "clock' porque são precisos e oferecem uma boa base de tempo, mas se o uso não requer muita precisão ressonadores também podem ser utilizados.

O ressonador é um componente eletrônico em uma pequena caixa de material plástico ou cerâmico com dois terminais que gera um sinal elétrico oscilante em uma frequência específica determinada pelo fabricante aproveitando as propriedades piezoelétricas da cerâmica de alta estabilidade, geralmente o ressonador é fabricado em titanato de zirconato de chumbo (PZT).

Um filtro cerâmico é um tipo de ressonador geralmente com três terminais, mas versões com quatro terminais também podem ser encontradas. No filtro cerâmico costuma se aterrar o terminal do meio, mas tudo depende do projeto que o engenheiro eletrônico desenvolveu , não sendo necessariamente uma obrigação aterrar para o funcionamento. Frequentemente filtro cerâmico são usados ​​em circuitos de RF como rádios AM e FM.