Menu
Carrinho

Relê E Válvula Solenoide

Relê E Válvula Solenoide

Um relé pode é um componente que funciona com um interruptor de energia elétrica com acionamento também por eletricidade, diferente de uma chave liga desliga que o acionamento é manual através do dedo do operador.

Um relê pode ser considerado um componente eletrônico quando o acionamento ocorre com tensão continua baixa ou elétrico ser for acionado por uma tensão alternada independente do valor. O conceito de componente eletrônico e elétrico é mais amplo e as vezes causa algumas confusões para saber onde um ou outro componente se encaixa nessas duas categorias.

O acionamento do relê ocorre através da energização de uma bobina interna que gera um campo magnético e atrai um om mais contatos metálicos ligando e/ou desligando as chaves interna do relé.

O relé pode ser útil em diversas situações, pode ser utilizado quando um sinal de baixa intensidade precisa acionar uma carga de potência mais elevada,  quando um sinal de tensão contínua precisa acionar uma carga com corrente alternada, quando se deseja ter uma certa isolação do circuito de acionamento da carga, quando os sinais de acionamento e da carga são compatíveis, quando um único sinal precisa acionar diversas cargas diferentes ao mesmo tempo de circuitos diferentes, quando picos de tensões gerados no acionamento da carga pode influenciar o circuito de acionamento, etc...

Para se comprar um relê para substituição de algum danificado, se não for possível encontrar com o mesmo código e o circuito, o relê não for utilizado em algum equipamento crítico que exija muita segurança, precisa-se fazer uma analise técnica do relê substituto e se comparar as dimensões do corpo e dos terminais do relê, as posições dos terminais, a tensão de acionamento da bobina, a corrente máxima dos contatos do relê e quantas chaves o relê aciona, ou quantos polos e quantas posições o relê tem. Pode parecer um pouco complicado mas não é, as vezes visualmente já se percebe a compatibilidade dos relês ai só certifique-se que as tensões e correntes estão de acordo e esta resolvido.


Solenoide é um dispositivo transdutor que realiza algum trabalho através de um acionamento elétrico, pode realizar um movimento linear para empurrar ou puxar alguma carga, pode ser um eletroímã para reter materiais metálicos, válvula solenoide de fluxo de aguá ou outros líquidos, válvula pneumática,  hidráulica etc...