Menu
Carrinho

Led

Led

O que é um LED?

O LED do inglês light-emitting diode, ou diodo emissor de luz  é um componente eletrônico fabricado com material semicondutor encapsulado com material plástico com uma lente simples no topo para facilitar a visualização da luz emitida e assim ser útil na sinalização de circuitos eletrônicos.


Poque se utiliza LED ao invés de lâmpadas?

O LED vem cada vez mais substituindo as lâmpadas tradicionais com filamento por vários motivos, funcionar com uma tensão baixa, ter um consumo de energia elétrica menor e não esquentar ou em alguns casos de LED de potência esquentar bem menos que as lâmpadas, ter várias cores, ser leve, barato, resistente e seguro.

Com um menor consumo de corrente as baterias dos aparelhos portáteis duram mais tempo e assim pode-se alimentar os circuitos com fontes de energia menores e mais baratas por terem menos potência, os LEDs também são mais seguros porque trabalham com tensôes entre 1,8V e 3V.

A vida útil maior, são mais leves pesam poucas gramas, são resistentes quedas e impactos. se um LED cai no chão não quebra, enquanto uma lâmpada de vidro quebra facilmente e pode ainda machucar alguém com os cacos de vidro.


O que é necessário saber para se comprar um LED?

Para se comprar LEDs é precisa-se saber primeiramente qual cor se deseja, se o LED deve ser difuso  ou transparente, com diâmetro de de 3mm, 5mm, 8mm ou 10mm e se é um LED comum que funciona com tensão de 1,8V ou se é um LED de alto brilho ou potência que necessita de tensão maior.

Alguns formatos também estão disponíveis com os redondos, os retangulares, os de topo cortado, etc...


Qual LED comprar?

Se a intensão é contornar algum objeto com móvel residencial ou as paredes de um imóvel, decorar um veículo para o Natal, etc... uma boa escolha são as fitas de LEDs porque já estão prontas com LEDs dispostos em linha e até com isolamento de água.

Para sinalização de aparelhos comuns, pode se utilziar o LED mais utilizado para sinalização, que é o LED vermelho difuso de 5mm esse pode ser visto em todo lado e tem ainda dois belos modelos de soquetes, um cromado e outro preto para dar um acabamento ainda melhor no aparelho eletrônico.

Aparelhos médicos utilizam LEDs verdes para indicar que os aparelhos estão ligados devidos as normas de segurança os LEDs vermelhos são utilizados para indicar situações de alarmes. 

LEDs transparentes tem um brilho mais fortes, muitas vezes ofuscam a visão, por isso são bons para utilizar e/ou iluminar o sinalizar atrás de painéis.