Menu
Carrinho

Varistor 20K

O que é um varistor?

Varistor é um componente eletrônico que tem o nome derivado do inglês "Voltage Dependent Resistor" (VDR), esse componente eletrônico é um componente que tem uma resistência elétrica semelhante a um resistor mas com uma característica especial de diminuir a resistência conforme a tensão aumenta.

Para que serve um varistor?

Essa essa característica especial do varistor de diminuir a resistência quando aumenta a tensão é muito utilizada na eletrônica para proteger aparelhos eletrônicos de sobre tensão.

Como utilizar um varistor em um circuito eletrônico?

Como citado um uso muito comum do varistor é a proteção de um circuito eletrònico por sobre tensão, o varistor faz isso tentando interromper o funcionamento do circuito quando a tensão aumenta.

Essa sobre tensão pode causada pela flutuação da rede elétrica por defeito da própia rede elétrica ou outra situações como por exemplo um relâmpago. Uma situação até mais comum que defeitos da rede e relãmpagos que tamém causa sobre tensão no aparelho eletrônico é a ligação acidentalmente  de um produto 110Vac em uma tomada 220Vac o que causa muitas vezes a queima imediata do aparelho. por isso se o circuito não tiver uma proteção para interromper o funcionamento poderá queimar,  e em alguns casos até causar um incêndio. Por isso o varistor é um componentes eletrônico tão importante e muitas vezes por falta de conhecimento ou esquecimento o projetista ou hobbista, deixa de utilizar o varistor em um circuito. Isso já não ocorre em projetos de grandes empresas e grande escala,  porque os aparelhos eletrônicos para serem vendidos são submetidos a diversos ensaios para atender diversas normas que fazem com que os varistores não seja esquecidos, porque eles resolvem os problemas.


Para interromper o circuito o varistor deve ser utilizado junto com um fusível. O fusível fica em série com o circuito elétrico coma de costume, mas coloca-se um varistor depois do fusível (lado do circuito eletrônico não da rede elétrica) entre as linhas de alimentação do circuito para o varistor gerar um curto circuito controlado causando a queima do fusivel por sobre corrente fazendo assim com que o circuito pare de funcionar pela interrupção da corrente elétrica decorrente da queima do fusível.


Posso substituir um varistor por outro diferente?


Se o a pessoa não tiver conhecimento de eletrônica não deve se aventurar em fazer experimetnos na rede elétrica, muito menos trocar um varistor para ver o que acontece. Se a pessoa não souber o que esta fazendo, nunca deve-se substituir um varistor por outro de tensão diferente porque o ciruito pode não funcionar, pode queimar queimas sucessivas de fusíveis ou funcionar aparente perfeito, mas não ter mais a proteção de sobre tensão.

O que ocorre se utilizar um varistor com tensão menor que a necessária?

Se a tensão do varistor for menor do que a tensão necessária para o circuito queimas sucessivas do fusível podem ocorrer porque o varistor estará sempre conduzindo corrente elétrica porque estará sempre atuando.


O que ocorre se utilizar um varistor com tensão maior que a necessária?

Se a tensão do varistor for maior do que a tensão necessária para o circuito, o circuito, ou aparelho eletrônico poderá aparentar um funcionamento normal, mas esta sem a proteção, ou com uma proteção inferior, isso porque a tensão maior do varistor fará com que o varistor deixe de atuar na tensão a qual foi previamente projetado, passará a agir em uma tensão maior, fazendo dessa forma com que a proteção seja inferior ou mais lenta.

Porque os varistores tem tamanhos diferentes?


Pode-se encontar varistores de diversos tamanhos, esses tamanhos são diferentes para fornecer capacidades diferentes de corrente e potência para os varistores

Então varistores de tamanhos maiores suportam correntes e potências maiores, e varistores com tamanhos menores suportam correntes e potências menores.

O valor nominal de tensão para os varistores também seguem as mesmas regras, valores nominais maiores suportam, ou entram em operação com tensões maiores.

Tudo isso pode parecer óbvio mas algumas pessoas pode pensar que o tamanho do varistor não influencia e poderiam por exemplo substituir a esmo, um varistor de 20K por um de 10K ou de 10K por um de 7K (esses "K"s no varistor referen-se aos tamanhos do varistor) o que não é verdade para muitos casos. Se o fusivel tiver uma capacidade de corrente maior que o varistor possa drenar,   varistor vai atuar, mas pode danificar e não voltará mais a condição normal que sem encontrava antes de ter entrado em atuação antes da tensão subir.

O que é preciso saber para se comprar um varistor?


Para se comprar um varistor precisa-se saber qual o tamanho e a tensão de operação ou tensão nominal, tome cuidado porque alguns varistores tem marcado a tensão eficaz enquanto que outros tem marcado a tensão de pico, em breve colocaremos uma tabela aqui para ajudar na seleção dos varistores.

Onde encontrar varistor, ou onde comprar varistor?


No Soldafria temos:  Varistor 7K, Varistor 10K, Varistor 14K e Varistor 20K se tiver dúvida sobre qual comprar consulte o nosso
suporte pelos telefones, chat, whatsapp ou até email que podem ser encontratos aqui no site.



Obs: Esse conteúdo pertece somente a Ichip Tecnologia não é permitida a sua cópia parcial ou total sem prévia autorização.