Menu
Carrinho

Ferrite

Ferrite

Um ferrite é um componente eletrônico fabricado em material cerâmico pela mistura de uma grande proporção de óxido de ferro misturado com pequenas proporções de um ou mais elementos metálicos como níquel, zinco, bário, estrôncio e manganês. Esses materiais são ferromagnéticos, o que significa que podem ser magnetizados ou atraídos por um ímã. Ao contrário de outros materiais ferromagnéticos a maioria dos ferrites não são eletricamente condutivos, tornando-os úteis em aplicações para eliminação de ruídos elétricos indesejáveis que entram e saem dos circuitos eletrônicos.

Ferrites podem ser divididos em duas famílias com base em sua resistência à desmagnetização (coercividade magnética), ambos apresentam excelente resistência à corrosão.

Os ferrites duros são firmes, mas pouco resistentes a pancadas e impactos, quebram facilmente e por isso devem ser manipulados com cuidado, têm alta coercividade, por isso são difíceis de desmagnetizar, são usados para fazer ímãs permanentes de alto falantes, pequenos motores elétricos e até ímãs de geladeira.

Os ferrites moles têm baixa coercividade , então mudam facilmente sua magnetização e agem como condutores de campos magnéticos. Eles são usados na indústria eletrônica para fabricação de núcleos magnéticos muito eficientes chamados núcleos de ferrites para os indutores de alta frequência, transformadores, antenas e componentes de microondas.

Subcategorias