Menu
Carrinho

Soquete

Soquete

Um soquete é um componente eletrônico utilizado para conectar um circuito integrado a uma placa de circuito impresso de um circuito eletrônico. O soquete é soldado na placa de circuito impresso e o circuito integrado é conectado ao soquete.

Utiliza-se soquetes para facilitar a retirada do circuito integrado da placa de circuito impresso, porque para colocar o circuito integrado é só encaixar e apertar. Para retirar é necessário algum tipo de ferramenta para fazer uma alavanca de baixo do circuito integrado para cima. Uma ferramenta simples que todos tem na bancada de eletrônica é uma chave de fenda.

Sem o soquete seria necessário soldar o circuito integrado na placa de circuito impresso e quando fosse retirar, teria que sugar a solda e extrair, só que esse processo tem que ser realizado com bastante capricho e zelo, para não danificar a placa de circuito impresso nem o circuito integrado.

Quando se esta retirando um circuito integrado soldado por que esta danificado não é problema se ao extrair o circuito integrado esse esquentar muito ou quebrar um pino, porque o CI seria jogado fora, mas quando se precisa retirar o circuito integrado para fazer a gravação de algum programa interno, ou facilitar a manutenção se não tiver um soquete é muito demorado, arriscado e trabalhoso de se extrair.

Um outro problema que pode ocorrer na retirada de um circuito integrado de uma placa é ao realizar a extração é retirar o CI com a metalização do furo junto, isso seria um serviço mal feito que poderia causar a interrupção do circuito, e para consertar seria necessário ser reconstitutivo com um fio comum ou do tipo Wire-Wrap, por isso o uso de um soquete, nem que seja o estampado é uma boa prática para se conectar circuitos integrados.

Existe três categorias de soquetes, os estampados, os torneados e os ZIFs. Os estampados são mais baratos e frágeis após algumas inserções os contatos do soquete podem afrouxar e causar um mal contato no circuito integrado, mas tem uma boa relação custo/benefício quando não se necessita extrair o circuito integrado com muita frequência.

Os soquetes de circuito integrado torneados tem uma durabilidade muito maior porque não tem o prolema de afrouxar o contato mas o preço é um pouco maior, a conexão também é melhor e apresenta menos probabilidade de mal contatos futuros causados por oxidação, trepidação, etc....

Os soquetes ZIFs são soquetes utilizados quando a frequência de substituição é grande, e deseja-se praticidade, agilidade, porque esses soquetes não oferecem pressões para conexões dos circuitos integrados. Para conectar é só apoiar e cima e baixar a alavanca lateral, por isso são utilizados em gravadores, programadores de linhas de montagens e produção ou em placas protótipos de laboratórios, centros de pesquisa e departamentos de engenharia eletrônicas.

Para se comprar um soquete primeiramente deve-se analisar o uso, se vai colocar o soquete por garantia em uma possível substituição futura coloque estampado. Se for trocar algumas vezes, o custo não é tão importante e é importante que não ocorra nenhum tipo de falha na conexão no futuro, opte pelo torneado que dura mais e oferece da menos problemas de mal contato, mas e for para um programador o ZIF com certeza é a melhor opção.