Menu
Carrinho

Diodo

Diodo

Diodo é um componente eletrônico fabricado em formato cilíndrico com dois terminais dispostos de forma axial,  com material semicondutor de silício ou germânio que term a característica de permitir a passagem de corrente elétrica em um único sentido, como se fosse um tipo de válvula eletrônica.

O diodo um componente eletrônico muito utilizado na eletrônica, pode ser na retificação, detecção de sinais, supressão de picos de tensão, eliminação de ruídos, referência de tensão ou até para sintonia de rádios digitais com o uso de diodos varicaps. Ou seja é um componente muito versátil.

O uso mais comum do diodo é na retificação, toda fonte de energia que converte a tensão da rede elétrica  AC para tensão contínua DC tem pelos menos um diodo internamente, mas o mais comum é encontrar 4 diodos porque se obtém o melhor aproveitamento da energia. Devido a praticidade de montagem e ocupar menos espaço, também se utiliza uma ponte de diodos, que é um componente eletrônico formado por 4 diodos em um único invólucro.

Os diodos retificadores são assim chamados porque separam os picos de tensão positivos dos negativos, fazendo com que a tensão depois desse componente seja considerada contínua por não ter mais alternância entre tensão positiva e negativa no mesmo fio. A tensão que passa pelo diodo sofre uma queda, fica retida.  Os valores são de aproximadamente 0,3 V se o diodo for de germânio ou de 0,7 V se for de silício.

Nas imagens abaixo pode se encontrar as categorias de diversos diodos retificadores, zeners, supressores e ponte de diodos.