Menu
Carrinho

Transformador

Transformador

Um transformador é um componente elétrico ou eletrônico que serve para diminuir, aumentar a tensão e a corrente elétrica, também pode isolar etapas ou mudar a impedância entre circuitos eletrônicos.

transformador foi Inventado em 1831 por Michael Faraday e funciona através da indução da corrente elétrica de um enrolamento de fios para outro enrolamento de acordo com os princípios do eletro magnetismo onde uma corrente em um condutor elétrico é criada quando submetido a um campo magnético variável, por isso os transformadores só funcionam em corrente alternada.

Os transformadores para isolar etapas não aumentam nem diminuem as tensões, serve unicamente para deixar um circuito separado do outro eletricamente a fim de fornecer uma proteção da elétrica para o operador e até para o circuito.

A entrada do transformador e chamada de primário e a saída de secundário. Geralmente são encontrados transformadores com 3 ou 4 fios no primário para fornecer a opção de escolha da tensão de entrada 110vac ou 220Vac e com 2  ou 3 fios no secundário. 

A maior necessidade de transformadores são os transformadores para baixar as tensões e são esses que fornecemos na nossa loja Soldafria porque esses são os aparelhos que geralmente  encontramos em aparelhos eletrônicos residencias, comerciais e até industriais, principalmente nas fontes de alimentações para baixar as tensões da rede elétrica 110Vac ou 220Vac para tensões mais adequadas para os circuitos eletrônicos.

Os valores das tensões e correntes dos secundários dos transformadores variam de circuito para circuito, não são padronizados, porque não é possível já que as especificações variam de projeto para projeto.

Um transformador é um dispositivo simples de se utilizar, porém é pesado, caro e volumoso, talvez por isso que com o passar dos anos os uso tem diminuído dando lugar as fontes chaveadas que são mais baratas, leves e eficazes. Ainda que toda fonte chaveada utilize algum transformador, internamente eles são muito menores devido a frequência mais elevada que a frequência de 60 Hz da rede elétrica.

Para se comprar um transformador para baixar a tensão em alguma loja é necessário saber a tensão do primário, do secundário e a corrente do secundário, no caso dos transformadores que comercializados no Soldafria, todos tem entrada 110Vac e 220Vac então não é necessário se preocupar com a tensão da entrada, devendo apenas se atentar para as tensões e correntes dos secundários.

Transformadores podem ter diversas tensões de saída, mas nesses casos são transformadores para fins específicos, projetados para alguns aparelhos específicos de acordo com as necessidades, valores de tensões e correntes especificados pelos fabricantes daqueles aparelhos, mas alguns transformadores são fabricados e oferecidos no mercado visando atender a maioria dos projetos de uso geral dos makers, estudantes, hobbistas, técnicos, projetistas e engenheiros, esses são projetados em diversas tensões e correntes, geralmente com 1 ou 2 tensões no secundário.

Os transformadores que só tem uma tensão de saída no secundário tem 2 fios, já os com que tem duas tensões pode ter 3 ou 4 fios. se tiver 3 fios utilizam uma derivação do enrolamento do secundário, são os transformadores  com "center tap" do inglês, os com 4 fios tem 2 enrolamentos separados.

No Soldafria temos a disposição os transformadores com uma e duas tensões no secundário, porém sempre com center tap, caso necessite de algum transformador específico com mais tensões na saída entre em contato para verificar a possibilidade de fabricação através de encomenda.