Menu
Carrinho

Suporte De Pilha E Bateria

Suporte De Pilha E Bateria

Suporte de pilha ou suporte de bateria são componentes eletrônicos utilizados para conectar e sustentar pilhas e baterias em circuitos eletrônicos.

Existem baterias com diversas tensões capacidades e formatos diferentes, a utilização de cada uma vai depender da necessidade de cada projeto e será escolhida pelo engenheiro levando em consideração a necessidade de tensões, autonomia, custo, peso, dimensões, substituições e quais suportes serão utilizados, se servirão os suportes encontrados no mercado ou se será necessário a fabricação de um modelo dedicado.

Alguns modelos de baterias tem terminais ou fios para serem soldadas diretamente nas placas de circuitos eletrônicos, pilhas não, sempre são conectadas em suportes, que podem ser do próprio aparelho, embutidas no gabinete ou separadas. Aparelhos produzidos em grande escala como brinquedos, controles remotos, etc... já vem com os suportes embutidos para ocuparem menos espaço, terem menores custos e favorecerem os designs dos gabinetes.

Engenheiros podem optar projetar aparelhos eletrônicos com baterias soldadas para diminuir o custo, para prevenir desconexões causadas por quedas e trepidações, porque o acesso e substituição só deve ser realizado por técnicos, ou  porque o consumo do circuito é tão baixo que a troca quase não ocorrerá e não justifica o custo extra de um suporte.

Se o aparelho não precisa usar pilhas e como não tem opção de pilha soldada, e por isso corre o risco de ter as pilhas desconectadas por trepidações, deve-se projetar um suporte no gabinete que não permita que a pilha se desloque e desconecte, mas como nem sempre fazer isso é possível porque exige a fabricação de gabinetes de plástico próprios, o que é caro, opta-se por usar suportes encontrados no mercado e para manter as pilhas bem presas, pode-se utilizar abraçadeiras de nylon para fixar as pilhas ao suporte.

Não fica tão prático de substituir pilhas com abraçadeiras mas resolve o problema, essa técnica foi encontrada no passado em concentradores de dados de redes de balanças comerciais. Uma ideia para diminuir as trocas e ainda assim utilizar pilhas fixas, seria utilizar pilhas recarregáveis no próprio aparelho.

Para se comprar um suporte de pilha deve-se ter em mente qual a pilha que o suporte vai conectar, cada pilha exige um suporte específico, o uso de suportes errados podem causar um mal funcionamento.

Obs: Preste atenção para não confundir pilhas AA com pilhas AAA que semelhantes, mas diferentes, as pilhas AAA são mais finas e menores.