Resistor

Resistor é um componente dos mais utilizados na eletrônica ou elétrica (quando utilizado em circuito com tensão mais elevada), tem a finalidade de limitar, diminuir ou dividir a corrente ou tensão em alguma parte do circuito, dependendo da necessidade do projeto.

Para se comprar um resistor é necessário saber algumas informações que são necessárias para o circuito que o resistor será utilizado:

- Tipo: devemos saber se o resistor e do tipo fabricado com terminais (PTH) ou sem fabricado sem terminais para montagem em superfície (SMD).

-  Resistência:  característica física do componente para reter mais ou menos energia, utiliza a unidade de medida ohms simbolo Ω, o valor é definido pelas cores das faixas no resistor PTH ou pelo numero escrito no corpo do resistor SMD, mas na "gíria" da eletrônica trocamos o símbolo Ω pelo R, talvez para facilitar a escrita no computador com um caracter mais comum.

-  Potência: em Watts (W) que especifica quanto o componente poderá dissipar de calor ao reter essa energia elétrica, resistores com mais potências são maiores e mais caros que resistores de menores potências, porém por suportar uma maior dissipação pode ser utilzado no lugar de resistores de menor potência.

- Tolerância: de fabricação em porcentagem  da resistência nominal do próprio resistor (%), o mais comum é 5% especificado pela quarta faixa dourada nos resistores mais comuns, ou na quinta ou sexta faixa nas cores marrom ou vermelho para os resitores com precisção de 1% e 2% respectivamente.

- Variação com a temperatura:  pouco utilzado e até desconhecido por muitos, são utilizados em alguns casos mais específicos onde se requer muita precisão, são encontrados nos resistores com 6 faixas, essa faixa extra indica a variação da resistência conforme a temperatura especificado em PPM que seria partes por milhão.



Subdepartamento: