O que é um Varistor (Varistores)? Para que serve? Como funciona? Como Testar? Onde Comprar?
O que são Varistores?
Segundo o dicionário Aurélio, Varistores é o plural de Varistor até ai nenhuma novidade, mas o interessante é que no dicionário também diz que varistor é um "Resistor que é feito de um semicondutor e não obedece à lei de Ohm", interessante resistor feito de semicondutor? Não obedece a lei de ohm porque? Que lei é essa? Vamos entender melhor o que é um varistor, porque não obedece a lei de ohm e qual a diferença ou semelhança dele com o resistor.
O que é um varistor?
Varistor é o nome formado pelas palavras da língua inglesa "variable" + "resistor" mas também é conhecido como VDR de "Voltage Dependent Resistor", ou seja é um resistor que varia a resistência, mas não manualmente como a resistência que ajustamos nos trimpots e potênciômetros, o varistor varia a resistência conforme a tensão. Então o varistor tem resistência só que essa resistência não é linear, até o símbolo já é semelhante ao símbolo do resistor, do trimpot e do potenciômetro, dando essa idéia um tipo de resistor variável.
Figura 1 com foto do varistor e os símbolos utilizados
Na figura 2 abaixo temos o gráfico de corrente em função da tensão aplicada para o varistor e o resistor, então percebe-se que enquanto o resistor tem uma resposta linear de corrente com relação a tensão aplicada, o mesmo não ocorre com o varistor.
Figura 2 - Gráfico comparatico da resistência do varistor e do resistor
Essa característica especial é
mais parecida com um diodo zener, por ter essa resistência muito elevada
quando não esta na tensão de operação e muito baixa quando ultrapassa a
tensão de operação ou tensão nominal do varistor, só que o diodo zener conduz praticamente em um único sentido e o varistorconduz em ambos sentidos. O material de fabricação do varistor varia, mas o mais comum é o MOV (Metal Oxide Varistor) ou óxido de.
Para que serve um varistor?
Essa essa característica especial do varistor de diminuir a resistência quando aumenta a tensão é muito utilizada na eletrônica para proteger aparelhos eletrônicos de sobre tensão. Atualmente quase toda fonta chaveada tem um mais varistores na entrada, por isso os varistores podem ser encontrados em diversos aparelhos, como por exemplo: TVs, decodificadores de TV, roteadores, fontes de computadores, aparelhos de som, filtros de linhas,etc...
Como utilizar um varistor em um circuito eletrônico?
Como citado um uso muito comum do varistor é a proteção de um circuito eletrônico por sobre tensão, o jeito de fazer isso é usar o varistor para interromper o funcionamento do circuito quando a tensão aumenta.
Essa sobre tensão pode ser causada pela flutuação da rede elétrica por defeito da própria rede elétrica, ruídos elétricos de causas diversas ou até por um relâmpago.
Uma situação até mais comum que defeitos da rede causada por relãmpagos é a ligação acidentalmente de um aparelho 110Vac em uma tomada 220Vac o que causa muitas vezes a queima imediata do aparelho. por isso se o circuito não tiver uma proteção para interromper o funcionamento poderá queimar, e em alguns casos até causar um incêndio.
Essa proteção faz o varistor ser um componentes eletrônico muito importante e muitas vezes por falta de conhecimento ou esquecimento o projetista ou hobbista, deixa de utilizar o varistor em um circuito. Isso já não ocorre em aparelhos que são certificados, porque os aparelhos eletrônicos para serem vendidos são submetidos a diversos ensaios para atender a diversas normas e recebem um certificado de qualidade, e para atender a todas as exigências componentes de segurança são necessários, e é ai que o varistor resolver o problema.
Para interromper o circuito o varistor deve ser utilizado junto com um fusível. O fusível fica em série com o circuito elétrico como de costume, mas coloca-se um varistor depois do fusível (lado do circuito eletrônico não da rede elétrica) entre as linhas de alimentação do circuito para o varistor gerar um curto circuito controlado causando a queima do fusível por sobre corrente fazendo assim com que o circuito pare de funcionar pela interrupção da corrente elétrica decorrente da queima do fusível e garanta a integridade do aparelho, veja figura abaixo.
Posso substituir um varistor por outro diferente?
Se o a pessoa não tiver conhecimento de eletrônica não deve se aventurar em fazer experimentos na rede elétrica, muito menos trocar um varistor para ver o que acontece. Se a pessoa não souber o que esta fazendo, nunca deve-se substituir um varistor por outro de tensão diferente porque o circuito pode não funcionar, pode queimar o fusível ou aparentemente funcionar perfeitamente, mas não ter mais a proteção de sobre tensão.
O que ocorre se utilizar um varistor com tensão menor que a necessária?
Se a tensão do varistor for menor do que a tensão necessária para o circuito queimas sucessivas do fusível podem ocorrer porque o varistor estará sempre conduzindo corrente elétrica porque estará sempre atuando.
O que ocorre se utilizar um varistor com tensão maior que a necessária?
Se a tensão do varistor for maior do que a tensão necessária para o circuito, o circuito, ou aparelho eletrônico poderá aparentar um funcionamento normal, mas estará sem a proteção, ou com uma proteção inferior, isso porque a tensão maior do varistor fará com que o varistor deixe de atuar na tensão a qual foi previamente projetado, passará a agir em uma tensão maior, fazendo dessa forma com que a proteção seja inferior deixando passar uma tensão que não foi prevista no projeto podendo causar a queima de partes do aparelho.
Porque os varistores tem tamanhos diferentes?
Pode-se encontrar varistores de diversos tamanhos, esses tamanhos são diferentes para fornecer capacidades diferentes de corrente e potência para os varistores, os números 5, 7, 10, 14 e 20 que aparecem nos códigos dos varistores são as dimensões dos diâmetros dos varistores.
Então varistores de tamanhos maiores suportam correntes e potências maiores, e varistores com tamanhos menores suportam correntes e potências menores.
O valor nominal de tensão para os varistores também seguem as mesmas regras, valores nominais maiores suportam, ou entram em operação com tensões maiores.
Tudo isso pode parecer óbvio mas algumas pessoas podem pensar que o tamanho do varistor não influencia e poderiam por exemplo substituir a esmo, um varistor de 20K por um de 14K ou de 14K por um de 10K e assim por diante.
Os valores 5K, 7K, 10K, 14K e 20K tem relação com a resistência do varistor?
Não, os valores 5K, 7K, 10K, 14K e 20K dos varistores não tem relação com a resistência, a letra K é o código que indica que o varistor tem uma tolerância de fabricação de 10%.
Como testar um varistor?
Até pode-se medir um varistor com um multímetro na escala de resistência, mas não para saber se o varistor esta bom, mas para saber se esta estragado.
A resistência do varistor é alta e só abaixa com tensão então o multímetro não serve para concluir que o varistor esta bom, vai servir apenas para constatar que o varistor esta em curto, se ao medir o varistor encontrar-se uma resistência baixa.
Com tantos valores de varistores disponíveis fica difícil dizer exatamente o que seria "resistência baixa" mas creio que valores abaixo de 1K ohms não são desejáveis e podem ser considerados baixos, comentários sobre valores de resistência encontrados nos varistores são bem vindos para enriquecer esse post.
Então pode-se concluir que para testar o varistor tem que aplicar a tensão nominal do varistor e medir a corrente que circula, se não circular corrente o varistor esta ruim, mas se o varistor estiver bom se comportará como um fio conduzindo o máximo que puder conduzir, por isso deve-se montar um circuito para isso que limite a corrente, um resistor de potência ou uma lâmpada por exemplo, porque senão fizer isso vai dar um belo estouro causado por um curto da condução do varistor. Assim que possível colocaremos aqui exemplos de circuitos para teste.
O que é preciso saber para se comprar um varistor?
Para se comprar um varistor para um projeto deve-se analizar o datasheet do fabricante para se analizar cada característica em detalhe para usar o varistor mais adequado para o circuito, mas para reposição para manutenção precisa-se pelo menos saber qual o tamanho e a tensão de operação ou tensão nominal do varistor.
Convém chamar a atenção que os códigos não são padronizados entre os fabricantes, alguns varistores tem marcado a tensão eficaz enquanto que outros tem marcado a tensão de pico, em breve colocaremos uma tabela aqui para ajudar na seleção dos varistores.
Posso aproveitar varistores de placas usadas?
Sim é possível utilizar varistores resgatados de placas com peças usadas, algumas placas tem dois ou três varistores e podem dar uma boa ajuda em alguns momentos, mas não é possível garantir que os varistores estejam com boa qualidade, ou co m 100% da sua capacidade, pode ser que os varistores já tenham trabalhado muito e estejam estressados, não é piada, o estresse tem a ver com desgaste de ter recebido muitos picos de tensão, pode ser uma fulga de corrente devido uma resistência alterada. Então ser for um aparelho caro sugiro comprar varistores novos para ter certeza que o aparelho ficará bem protegido e terá varistores bons e adequados para salvar o cicuito na hora certa, afinal de contas os varistores não sã caros, e se levar em conta a importancia deles são até baratos!
Se os varistores forem utilizados para consertar uma fonte de algum aparelho menos importante, ou mais barato ai sim pode utilizar, só verifique a resistência dos varistores conforme explicado acima, certifique-se que estejam com valores de resistência alto e pronto, é só soldar.
Onde encontrar varistor, ou onde comprar varistor?
No Soldafria temos os seguintes varistores:
categoria principal de varistores: Varistor
Subcategorias com os varistores de tolerância 10%, divididos pelos tamanhos : Varistor 7K, Varistor 10K, Varistor 14K e Varistor 20K
Se tiver dúvidas para escolher os varistores consulte o nosso suporte pelos telefones, chat, whatsapp ou até email que podem ser encontrados aqui no site.
Obs: O conteúdo deste post é propriedade do site Soldafria não é permitida a sua cópia parcial ou total sem prévia autorização.
38 Comentário(s)
amigo liguei um aparelho 110 em 220V e vi que o varistor estorou até abriu uma trilha da placa, como vou saber qual era o valor dele, pois o lado que tinha as especificações desintegrou!!! kkk
Oi Osni,
Se não da para ler o código no varistor e o varistor esta arrebentado não da para saber qual varistor é por esse componente, afinal de contas, nem varistor é mais, virou carvão, rs.
Agora se tem o código do varistor, você pode encontrar o varistor correto diretamente na categoria do nosso site Soldafria, mas se não encontrar o código do varistor na lista, pode tentar encontrar algum equivalente através das tabelas de equivalência de varistores,(em breve colocaremos uma tabela de varistor aqui)
Uma outra situação seria se você não souber o código, mas o varistor esta bom estado, então tem que montar um circuito para testar o varistor. O teste pode ser feito aumentando a tensão para verificar quando o varistor conduz.
Só tem um detalhe... É possivel fazer isso? É, mas exige conhecimento técnico e/ou de engenharia e algum multimetro, porque tem que montar um circuito, monitorar a corrente e a tensão e saber interpretar os dados, então tem que saber o que esta fazendo, por isso essa não é a melhor opção, ou a recomendável.
O que eu acho mais fácil e seria o que eu faria é ainda é mais prático, é tentar descobrir qual é o varistor original através de algumas dessas opções:
- ver em outro aparelho igual,
- ver no esquema elétrico
- perguntar em fóruns na internet
- pergutnar em grupos no Facebook e outros
- perguntar para algúm técnico mais chegado...
- E a última e mais óbvia é levar para consertar(Não me xinga, rs...) Talvez seja a solução, poruque as vezes fica dificil mesmo, eu já cheguei a conclusão, que não da para saber tudo, as vezes temos que pedir ajuda.
Então é isso, são as opções que me veio na cabeça agora, espero ter ajudado!
Gostaria de saber se vocês têm varistor de K275 Q14 08/32 e o preço .
Sr. Luiz,\r\n\r\nNão conheço esse código de varistor, por isso não podemos afirmar com certeza qual seria o substituto certo, mas de acordo com os números que o senhor passou, eu imagino que seja de 275Vac e 14K, então seria esse abaixo.\r\n\r\nhttps://www.soldafria.com.br/varistor-14k-275vac-s14k275-dnr14d431k?search=varistor%20275
Sou principiante, estou em dúvida sobre como comprar um varistor. Estou montando um radionho FM, ele consome 0,5 Watts na tensão de 127 Volts. Consegue me ajudar ?
Pode utilizar esse do link abaixo, que serviria para forçar a queima do fusível em caso de ligação errada na tensão 220Vac. https://www.soldafria.com.br/varistor-7k-130vac-s7k130-7d201k-201kd07
Quantas vezes um VARISTOR pode atuar?
Willian. Esse Valor Está Contido na IEC 61643. Os Varistores São Construídos Para Suporta Apenas 2 Vezes o Seu Valor Máximo de Corrente e Até 20 Vezes o Seu Valor de Corrente Nominal. Vai Também Depender do Número de Descargas Atmosféricas Que Podem Ocorrer Nas Proximidades Ou Diretamente nas Instalações da Edificação. Até.
Bom dia à todos,esta faltando o diagrama para teste do varistor, como prometido.\r\nFoi uma esxelente explicação!
asd
Se ligar um varistor que foi dimensionado para um circuito de 220 V, fase-neutro, num circuito de 220 V, fase-fase, isto poderá trazer algum problema. Estou me referindo á placa de um aparelho de ar condicionado portátil de 1050 W.
Liguei meu aparelho 110v em 220 abri e vi que o varistor queimou o código escrito nele é 14n241k vde 339+. Pode me ajudar?
tenho um multímetro analógico SANWA 380-Cd ano 1960 . Procurei no datasheet um varistor correspondente e não consegui. o varistor é o V60. pode me ajudar?
*****
Ola solicito informação sobre quites eletronicos
Preciso de um substituto para o Littelfuse P130L10, qual seria o indicado?
tenho visto uso de varistores não em conjunto do fusível, mas sim no interrupter (chave Liga/desliga), fazendo a mesma ponte enter (F/N). isso realmente ajuda?
Boa tarde gostaria de saber qual o varistor que teria de comprar pois não estou achando pois estorou e na outra placa tem o mesmo com esta descrição L5 X1429 vermelho outra descrição NTC
Boa tarde a tenção do mesmo de entrada é 12V usada para CU de automovel
Prezado, boa noite!
Qual seria o varistor que substituiria o FNR 14k 241?
127 V AC e 240 DC - Placa do liquidificador Diamond da Kitchnaid.
Obrigado.
Qual o varistor ideal para uma rede de 127 Volts? Qual o diâmetro ideal para usar em um circuito comum? Posso usar depois de um disjuntor?
Um caso tipicamente usado o fusível junto com varistor para proteger a entrada do primário do transformador é muito simples. o cálculo tanto para o varistor como para o fusível, são feito em cima do valor de pico da rede elétrica, e não em cima do valor RMS ou EFICAZ da rede. o valor de pico da rede de 127v é 179,5 volts ou 127x1,414=179,5v. o valor de pico da rede de 220v é 311 volts, ou 220x1,414=311v. JÁ TEMOS A TENSÃO DE PICO DO PRIMÁRIO DO TRANSFORMADOR. vamos calcular a tensão de pico e a potência do secundário do transformador para achar a corrente elétrica do primário, fusível e varistor. VAMOS QUE O TRANSFORMADOR SEJA 127X12+12X2A. vamos usar o 12volts de saída. poderia usar o 24volts se assim o circuito necessitasse. 12x1,414=16,9vX2a=33,8w. JÁ ENCONTAMOS A POTÊNCIA DO SECUNDÁRIO DO TRANSFORMADOR. para encontrar o fusível é só dividir a potência do secundário pela tensão de pico de entrada. 33,8/179,5=0,188a. o fusível seria 188mA. esse valor é a corrente do primário do transformador. o ideal é multiplicar esse valor por 2=400mA. o fusível é de 400mA nesse nosso caso. o varistor será o de tensão mais próximo do pico de tensão da rede que vai ser usado. se a rede for 127v o varistor será de 175volts. se a rede for 220v o varistor será de 275v ou 300v. SAUDAÇÕES.
Tenho uma fonte de Nintendo Wii original 110V. Foi ligada em 220V e queimou. O varistor dela tem esse código V7172U mas não diz nada mais... Qual seria o varistor que devo comprar?
Silmar bom dia. Foi explicado aí em cima. Se o aparelho for para rede 127 Volts o Varistor pode ser de 175 volts e diâmetro de 14mm. Se o aparelho for para rede 220 Volts o Varistor pode ser de 275 Volts diâmetro de 14mm.
O que está sendo explicado é o varistor para entrada da rede elétrica de corrente alternada. CA. 127/220 volts. o varistor da placa vai depender da tensão e corrente elétrica da carga CC. se o varistor está TORRADO e não sabe o valor dele, o mais indicado é verificar qual "ramal" do circuito ele está protegendo e verificar com multímetro qual a tensão e corrente elétrica que passa no circuito. até.
Pessoal pediram para informar como fazer a proteção diretamente na tomada de 127 volts. é muito simples. a tomada de 127 volts é de uso geral de 10 ampères. esse 10 ampères é o valor do disjuntor termomagnético de proteção do circuito. para proteção do aparelho ligado a essa tomada o fusível será de 7 ampères. 127x10=1270/179.5=7,07 Ampères. 179.5 volts é o pico de tensão da rede de 127 volts como falado lá em cima. para fazer a proteção diretamente no espelho onde está a tomada, se você não conhece de eletricidade precisa pedir ajuda de uma pessoa que conheça. precisa desligar o disjuntor termomagnético do circuito para executar esse trabalho e usar EPI. precisa furar o espelho da tomada com uma broca helicoidal AR para metais com diâmetro de 12,4mm ou 1/2 polegada. instalar um porta fusível para fusível de 5x20mm. coloca o porta fusível e rosquear ele. o fusível é de vidro de 5x20mm 7 ampères se não tiver admite o de 6 ampères. o varistor será de 175 volts 14mm de diâmetro. o varistor tem terminais longos é instalado em paralelo com os parafusos da tomada. o cabo do neutro (azul), é ligado a um dos parafusos da tomada. o cabo do fase (preto ou vermelho), é ligado ao terminal central do porta fusível. do terminal lateral do porta fusível vai ligado um cabo ao outro parafuso da tomada, esse pedaço de cabo deve ser de 2,5mm2. é só colocar o fusível no porta fusível e rosquear a tampa. depois de tudo pronto ligar o disjuntor. SÓ PARA LEMBRAR. a quantidade de aparelhos ligados a uma tomada de 127 volts de uso geral, NÃO PODE ULTRAPASSAR DE 10 AMPÈRES. precisa soldar os cabos ligados ao terminal do porta fusível. use a solda 60x40 de eletrônica. seu ponto de fusão começa apartir de 183 graus. MÃOS A OBRA. Saudações.
Só para esclarecer umas dúvidas. A eletricidade normalizada pela ABNT no Brasil é 127/ 220 Volts. O Transformador da Concessionária de Energia Elétrica O Secundário tem a configuração Estela. São três bobinas configurados parecendo um Y (ípsilon). Nas Extremidades das Bobinas Temos o 220 Volts. Na junção das três bobinas temos o fio neutro que também ele é aterrado por dentro do poste. Qualquer um dos fios das extremidades das Bobinas em relação ao da junção das bobinas temos o 127 Volts. 220/1,73=127,16 Volts. Quando a Rede é trifásica (220V) empregar a raiz quadrada de 3 que é 1,73. Quando a Rede for monofásica (127 V) empregar a raiz quadrada de 2 Que é 1,41. AQUI EM SÃO PAULO ainda tem transformadora da Concessionária em 115 e 120 Volts. A Resposta da Concessionária é porque ainda não foi trocado o transformador para o de 127/220 Volts. Até.
Boa lembrança as informações ai em cima. tem gente que ainda está fazendo os cálculos de eletricidade em cima da tensão elétrica de 110 volts. 110 volts não existe a muito tempo. informações da concessionária, conforme vão sendo ampliado as redes elétrica, os transformadores dos postes serão trocados para o de secundário estrela 127/220 volts. sempre é bom medir a tensão elétrica das nossas tomadas para saber se a nossa rede elétrica monofásica é a de 127 volts. O VARISTOR E O FUSÍVEL AJUDA A PROTEGER OS APARELHOS. uma conhecida me contou que a amiga dela morava em uma pensão e aconteceu o seguinte caso: um cidadão foi fazer uma GAMBIARRA NA ELETRICIDADE DA PENSÃO e acabou encostando um dos cabos do fase no cabo do neutro. entrou 220 volts na instalação de 127 volts. três moradores tiveram prejuizo por queima de aparelhos. o computador da amiga queimou a fonte de alimentação porque estava ligado diretamente a tomada sem proteção. ela contou que uma outra pessoa que estava também no computador, não foi afetado porque o computador estava ligado ao um filtro de linha. UM FILTRO DE LINHA DE BOA QUALIDADE AJUDA. com essa pandemia não podemos perder dinheiro com a queima de aparelho. com uma boa vontade e conhecimento, podemos transforma uma régua de tomadas mais protegida usando um (porta fusível, um fusível e um varistor). gente! esses componentes são que é de mais barato para a gente ajudar a proteger os nossos aparelhos. saudações.
Parabéns a esse blog Solda fria pelos comentários que ajuda a gente proteger os nossos
Aparelhos. Gostaria quê alguém comentasse sobre a bitola ideal para o
Cabo de força dos aparelhos obrigado.
A pedido do sr: Paulo Matias passo essas informações básicas para dimensionar o cabo de força de alimentação de aparelhos de forma bem simples. o tema será dividido em 2 partes.
PRIMEIRA PARTE:
considerações: 1- o intuído dessas informações não é ensinar eletricidade e sim ajudar os iniciante (leigos) a dimensionar o cabo de forma segura. 2- os iniciantes peçam ajuda a um que conhece e use EPI. 3- desligue o disjuntor termomagnético do circuito ao lidar com a eletricidade.
INFORMAÇÕES ÚTEIS: quando uma corrente alternada circula em um condutor, é necessário fazer a correção de fator de potência. existe três energias envolvidas na corrente alternada. energia resistiva, indutiva e capacitiva. a corrente alternada também sofre o efeito pelicular. a corrente elétrica circula na periferia do condutor. diferente da corrente contínua que a corrente elétrica circula em toda a secção do condutor. a corrente alternada no Brasil é de 60Hz. a corrente e a tensão elétrica não estão em fase. estão defasada 90° na senóide. para calcular o cabo de força de alimentação de aparelhos, é preciso fazer o uso da tabela 36 da ABNT, da lei de OHM, e acrescentar mais + 25% de corrente elétrica de folga. esse acréscimo é uma sobra de segurança ao dimensionar o cabo e usar a tabela 36. é usado a unidade métrico porque a ABNT é coligada a IEC (comissão eletrotécnica internacional). o Brasil também é signatário do sistema métrico internacional desde 20/05/1875. os aparelhos cuja unidade são em VA (volt-ampere), (corrente alternada) são transformado em potência em WATT. (potência em corrente contínua).
o comprimento do cabo de força de alimentação de aparelhos, normalmente são entre 1,5 a 2,5 metros. não estou falando de condutores longos ou extensão elétrica, porque precisa levar em conta a queda de tensão no comprimento do condutor (cabo). o cabo de força de aparelhos principalmente aqueles altamente resistivo, deem preferência ao cabo PP. também é usado o cabo paralelo (duplo). o cabo para alimentação de computador é normalizado pela ABNT. a cobertura de proteção do condutor são: PVC 70°C ou HEPR 90°C. NOTA: deem preferência ao cabo PP de 2,5mm, para aparelhos altamente resistivo, mesmo se a corrente elétrica seja bem abaixo do valor calculado. por norma técnica da ABNT, cabos normalizados vem com as indicações (características) na cobertura de proteção. no final de semana eu coloco a 2º parte que tem os exemplos de cálculos. saudações.
cabo de força de aparelhos.
SEGUNDA PARTE.
TABELA 36 NBR 5410 ABNT. (0,50mm suporta 8 ampéres). (0,75mm suporta 10 ampéres). (1,00mm suporta 12 ampéres). (1,50mm suporta 15,5 ampéres). (2,50mm suporta 21 ampéres). (4,00mm suporta 28 ampéres). (6,00mm suporta 36 ampéres). (10,00mm suporta 50 ampéres). (16,00mm suporta 68 ampéres). vamos usar 3 condutores (fase), carregados porque é a mais usado por eletricista.
1º- forno microondas. cabo de força: exemplo: 1250W/127V=9,8A. o cabo de força desse microondas será: 9,8A+25%=12,25A. recorrendo a tabela 36 da ABNT. o cabo é o próximo acima de 12,25A que é o cabo de 1,5mm que suporta 15,5 ampéres. observe que esse valor é apenas uma referência porque o mais indicado nesse caso é o cabo com secção nominal (bitola) de 2,5mm porque o forno microondas é um aparelho altamente resistivo. a preferência é usar cabo PP. o circuito deve ser exclusivo para o aparelho. o disjuntor termomagnético de proteção é o de 16 ampéres.
2º- aparelho de som. cabo de força: exemplo: 650W/127V=5A. 5A+25%=6,25A. recorrendo a tabela 36 ABNT, temos que um cabo de 0,75mm suporta 10 ampéres. como o aparelho não é altamente resistivo o cabo será o de 1,00mm que suporta 12 ampéres.
3º- ferro elétrico de passar roupa. cabo de força: exemplo: 1.000W/127V=7,8A. 7,8A+25%=9,7A. o cabo poderia ser o de 1,00mm. o ferro elétrico é altamente resistivo. o mais indicado é o cabo PP de 2,50mm.
4º- chuveiro. exemplo: 7500W/220V=34A. 34 ampéres de corrente é o cálculo da corrente de PROJETO. se for recorrer a todas as tabelas da NBR 5410 para corrigir os fatores de potência, a corrente elétrica vai chegar próximo a 43 ampéres. 34A+25%=42,5A. recorrendo a tabela 36 da NBR 5410, você vai em dois condutores carregados (em eletroduto), que são duas fases. o valor do condutor (cabo) desse chuveiro é de 10,00mm que suporta 50 ampéres. o disjuntor termomagnético de proteção para esse chuveiro é o de 40 ampéres que é o mais próximo.
observaram que não se usa a corrente de projeto e sim a corrente corrigida (correção de fator de potência). a NBR leva em conta vários fatores que não é o nosso caso para dimensionar o cabo de força de alimentação de aparelhos doméstico. nesse caso o comprimento máximo do circuito para esse chuveiro, é o mais próximo do quadro de distribuição elétrica de uma casa popular por causa da queda de tensão nos cabos.
NOTA: subentende que a sessão nominal nos condutores (cabos) são em milímetro quadrado.
PESSOAL! qualquer erro de digitação ou equívoco. por favor me corrige. obrigado. saudações.
SOBRE CONDUTORES ELÉTRICOS.
Para os leigos. É importante que os iniciantes em eletroeletrônica MEMORIZE sobre a capacidade de intensidade de circulação da Corrente Elétrica dos condutores (cabos) de pelo menos até 16mm2.
Por exemplo: em um condutor de 1mm você pode alimentar com uma tensão elétrica de 10.000 Volts. Esse Mesmo condutor de 1mm2 Voce NÃO PODE fazer circular uma corrente elétrica de 50 Amperes. isso por que, esse condutor só permite uma corrente elétrica de 12 Amperes. Observe a tabela 36 da ABNT. na batalha das correntes elétricas entre Tesla e Edson, a corrente alternada defendida por Tesla, era mais eficiente em alimentação a grades distância em relação a corrente continua defendida por Edson. Por isso entre outras, da Vitória de Nikola Tesla. Até.
VARISTOR E FUSÍVEL LOCALIZAÇÃO NO APARELHO E CUIDADOS.
FUNCIONAMENTO: proteção do circuito ou aparelho contra curto circuito e sobrecarga de corrente elétrica. para aparelhos de baixo consumo o fusível mais usado é o de vidro 5x20mmX250v. a corrente elétrica estampada no fusível é de acordo com o valor da carga. o fio do fusível se rompe por aquecimento. estou falando do fusível de vidro comum (mais usado). existe outros fus´´iveis tais como: fast, ultra fast, slow blow. entre outros.
VARISTOR FUNCIONAMENTO: conforme aumenta a tensão elétrica em seus terminais, irá diminuir a sua resistência elétrica fazendo passar mais corrente elétrica e queima o fusível protegendo o circuito ou aparelho. varistor para corrente alternada de 127v é o de 175 volts e diâmetro pode ser o de 14mm. varistor para corrente alternada de 220v é o de 275 volts e o diâmetro pode ser o de 14mm. esses valores levam em conta o valor de pico de tensão da rede elétrica.
FUSÍVEL E VARISTOR EM CORRENTE ALTERNADA: o porta fusível geralmente se localiza na parte detrás ou lateral do gabinete do aparelho. normalmente são dois modelos aplicáveis em gabinete. circular para fusível de vidro 5x20x250v (roscável) em painel. também existe o porta fusível modelo retangular de encaixe para fusível de vidro 5x20x250v de encaixe em gabinete. cada fabricante tem a suas especificações, mais são normatizados pela ABNT. o fusível também pode está localizado na placa de PCI )placa de circuito impresso), na entrada de corrente alternada da placa. também na entrada de corrente alternada da placa, pode ter um fusível e um varistor trabalhando em conjunto, como também o varistor pode está sozinho. nesse setor do circuito pode ter também um FUSISTOR de proteção térmico. o fusistor pode está internamente no transformador, caso a fonte de alimentação da placa seja uma fonte de alimentação linear. cuidado para não confundir o varistor com o fusistor.
FUSÍVEL E VARISTOR EM CORRENTE CONTÍNUA: quando o fusível e o varistor estão localizados na placa de PCI ( placa de circuito impresso), no circuito de corrente contínua, NÃO É RECOMENDADO que uma pessoa sem experiência em eletrônica tente trocar esses componentes. muitas vezes a simples troca não dá resultado porque precisa saber O QUE PROVOCOU o curto circuito. muitas pessoas já queimaram aparelhos, tentando trocar varistor da placa eletrônica ou o fusível soldado a placa. caso o iniciante já se considera hábil, use a (lâmpada série) para alimentar a placa. se você não tiver conhecimento e habilidade para trocar esses componentes, leve o aparelho a um técnico especializado.
NOTA: os componentes, aparelhos e serviços na área de eletroeletrônica, são certificados pelo INMETRO. os componentes e aparelhos são certificados com selo de qualidade INMETRO. a ABNT normatiza, o INMETRO pesquisa através de ensaios científicos e certifica o produto. quem trabalha na área de eletricidade são necessário ter a norma NR10. TODOS QUE TRABALHAM COM ELETRICIDADE, estão submetido ao ARTIGO 39 INCISO 8 DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. Saudações.
Esse blog é uma verdadeira fonte de informações cada dia eu aprendo mais. Obrigado pelos comentários. parabens.
O blog solda fria é melhor do que qualquer fórum de discussão na Internet. Valeu.
O Blog Solda Fria, é o que há de melhor.
Parabéns, pela forma de passar o conhecimento, que é a melhor possível.
Deus te proteja.
Obrigado, por repassar gratuitamente tanto conhecimento.
ESCLARCIMETOS:
1º) sobre acrescentar mais +25% de folga de corrente elétrica em um circuito de condutores (cabo) de aparelhos de eletrodoméstico. esse procedimento só pode ser aplicado para circuito de no máximo 25 metros de comprimento. circuito com comprimento acima de 25 metros tem que fazer o cálculo de resistividade do condutor (cabo). conforme aumenta o comprimento do circuito, maior será a queda de tensão elétrica no condutor. o profissional eletricista precisa conhecer e empregar a NBR 5410 da ABNT, em toda a sua plenitude.
2º) sobre circuito de uma casa popular. SE REFERE ao comprimento máximo do circuito elétrico de uma casa que tem as dimensões do terreno padrão de 10x25M. o padrão elétrico da unidade consumidora fica na frente da edificação. a edificação por norma tem um recuo frontal de 4 metros. também um recuo de fundo de 2 metros. observe que em qualquer local que esteja o quadro de distribuição elétrica da casa, vai permitir que o comprimento máximo de qualquer circuito dessa casa popular, não irá ultrapassar de 19 metros de comprimento. nesse caso, para compensar a queda de tensão nos cabos, o mais ponderável é acrescentar mais +25% de corrente elétrica de folga. nunca use um cabo no limite da corrente elétrica. sempre use um cabo com secção nominal (bitola) bem acima do limite da corrente elétrica. adquire condutores certificados pelo INMETRO.
3º) sobre o artigo 39 inciso 8 do código de defesa do consumido. significa que que o eletricista É OBRIGADO a empregar a NBR 5410 da ABNT em toda a sua plenitude. o que dita o que vai ser empregado na instalação elétrica é a NBR e não o cliente. se o circuito for para um cabo de 6mm e o cliente manda colocar um cabo de 4mm, o prestador de serviço deve recusar o serviço. sempre é bom o prestador de serviço fazer a anotação detalhada do serviço e pedir para o cliente assinar. NUNCA ESQUEÇA QUE O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR TEM FORÇA DE LEI.
NOTA: inclusive o eletricista está submetido ao artigo 6 inciso 3 do código de defesa do consumidor.
FINAL DE DEZEMBRO DE 2021.
desejo a todos um feliz natal e próspero ano novo , em especial as famílias que sofreram com terríveis enchentes que ocorreram no sul da Bahia, Minas Gerais ou em qualquer localidade do nosso Brasil, que vitimaram os seus entes queridos. só Deus na causa. Saudações.
Meu marido está aprendendo eletricidade por causa do blog Solda Fria e pelos comentários. obrigado a todos.
Olá bom dia gostaria de saber o valor do varistor 07431 e por qual valor posso substituir é de circuito de portão obrigado
Muito obrigado por compartilhar sabedoria!
Olá amigo,
Gostaria se teria um equivalente para o que queimou aqui, o codigo é 15SP 015.
Obrigado!
Realizei um teste com o Varistor S10K130 em um megohmetro:
1. Aplicando uma tensão de teste de 100Vdc, apresentou uma resistencia superior a 100MΩ (limite da escala);
2. Aplicando uma tensão de teste de 250Vdc, apresentou uma resistencia em torno de 800KΩ
Apesar de não ter encontrado referência recomendando essa forma de medição, acredito que essa medição
possa ajudar a determinar se o varistor está em bom estado ou não.
Por favor, comentem, caso discordem do teste que realizei. Obrigado e Abraços.
C.Celio
Olá ,por favor preciso alimentar um circuito e, a fonte seria uma bateria 12v 90A veicular, pode por favor me ajudar com o Varistor ideal para eu associar com um fusível no módulo que vai receber a alimentação dessa bateria?..... Muito obrigado, se puder me passar o valor , vou comprar alguns com vocês. Forte ????
Deixe um Comentário