Menu
Carrinho

Circuito Integrado LM7808

Circuito Integrado LM7808
+ Desconto de 5% a Vista!
Circuito Integrado LM7808
R$1,62
  • Estoque Atual: 41
  • Peso: 0.00kg
  • Dimensões: 2.90cm x 1.00cm x 0.50cm
  • SKU: 560

Compartilhe

Circuito Integrado LM7808

Descrição do Circuito Integrado LM7808:


O LM7808 é um regulador de tensão de três terminais com tensão de saída fixa,  porém através de alguns componentes externos pode ser utilizado até como regulador para de tensão variável, então devido a essa versatilidade, fácilidade de se encontrar, preço baixo e ser de simples utilização, vem sendo utilizado em diversos aparelhos eletrônicos a muitos anos, porque é praticamente uma caixinha que faz uma tensão alta baixar para tensão de 8V, mas cuidado porque a tensão que foi baixada não desaparece, essa energia é convertida em energia térmica, ou seja, calor, essa energia é proporcional a diferença entre a tensão de entrada e saída, então é melhor que a diferença seja a menor possível para não gerar gasto de energia em calor o que além custar dinheiro e esquentar ainda necessita de um dissipador de calor maior e mais caro para dissipar esse calor desperdiçado.

Uso do LM7808 é comumente utilizado para regulação localmente de uma placa ou módulo, eliminando problemas de ruído e regulação,  encontrados em uma regulação simples como por exemplo com diodos zeners e transístores.

Essa tensão de saída pode ser utilizada em circuitos lógicos com tecnologia CMOS (que suportam a tensão desse regulador), instrumentação, fontes de alimentações, etc...

O LM7808 também pode através de um projeto mais elaborado, ser um regulador de corrente, bastando mais alguns componentes externos e uma ligação um pouco diferente da utilizada no regulador de tensão, isso se estende para toda família LM78XX.

Os LM78XX fornecem até 1A de corrente para carga, mas como foi já foi dito acima, exige um dissipador adequado para o calor dissipado, existem cálculos para se encontrar o dissipador adequado, esses cálculos podem ser encontrados no datasheet do componente.

Caso o dissipador seja mal projetado, ou o circuito exija mais potência do que o regulador pode fornecer, a temperatura subirá muito, mas antes de queimar, o circuito interno do regulador, limita essa corrente, e consequentemente a potência em níveis toleráveis, e assim garantir a integridade física do regulador, por sobreaquecimento.

Os engenheiros se empenharam nesse projeto para fazer um componente, que fosse capaz de ser um regulador de tensão e/ou corrente com o mínimo de componentes externos, os reguladores da família LM78XX só necessitam de um capacitor externo para regulação da tensão, ver o datasheet para maiores informações.


Características Técnicas do Circuito Integrado LM7808:


  • Tensão de saída de 8V
  • Corrente de saída de até 1A
  • Proteção térmica interna, para excesso de temperatura.
  • Não precisa de componentes externos
  • Limitação de corrente para curto circuito


Click aqui para baixar o datasheet do Circuito Integrado LM7808

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado.
Ruim Bom
Etiquetas: st , lm78xx