Os rumores se confirmaram, já esta disponível o Raspberry Pi 4 de 8GB!


O Raspberry Pi 4 tem quase um ano e  quase 3 milhões de unidades já foram vendidas, e nesse tempo a Raspberry conseguiu baixar o preço do Raspberry PI 4 de 2 GB, e no lado do software foi realizado um grande esforço de melhorias no software para reduzir o consumo de energia, ficar em conformidade com o OpenGL ES 3.1, iniciar trabalhos no driver Vulkan, o modo de inicialização de rede PXE e um protótipo de armazenamento em massa com USB.  Tudo isso sem deixar as usuais correção de erros, adições de recursos e versões do kernel.

Enquanto lançaram as variantes de 1GB, 2GB e 4GB do Raspberri PI 4, já analizavam a possibilidade de lançãr um Raspberry Pi 4 de 8GB.  Os projetistas ficaram tão entusiasmados com a ideia da nova versão do Raspberry PI de 8GB que o produto que ainda nem existia apareceu no guia do Iniciante e declaração de conformidade, veja o sublinhado em vermelho na imagem abaixo.



O chip BCM2711 que usamos no Raspberry Pi 4 pode endereçar até 16 GB de LPDDR4 SDRAM, portanto a verdadeira barreira para oferecer uma variante de memória maior foi a falta de um encapsulamento para LPDDR4 de 8 GB. Eles não existiam, ou se existiam os projetistas ainda em 2019 não tinham encontrado a solução em 2019, mas, felizmente, nossos parceiros da Micron se adiantaram no início deste ano com chip mais adequado. Por isso hoje os projetistas anunciar com  prazer disponibilidade imediata do Raspberry Pi 4 de 8 GB, ao preço de apenas US $ 75.

Aqui pode ser ver o chip da Micron, segundo os projetistas, "muitas coisas em poucas palavras" que viabilizou o lançamento do Raspberry PI 4 com 8GB


Vale a pena refletir por um momento sobre o que realmente é uma grande quantidade de memória de 8 GB. Para colocá-lo em retrospectiva, essa a memória da BBC Micro para cada bit da memória da BBC Micro é um pouco mais de 13.000 vezes os 640 KB que Bill Gates supostamente disse que deveria ser suficiente para qualquer pessoa (infelizmente, parece que essa citação é apócrifa).

Se você é um usuário avançado, pretende compilar e vincular grandes softwares ou executar cargas de trabalho pesadas do servidor, ou simplesmente deseja ter ainda mais guias do navegador abertas ao mesmo tempo, esse é definitivamente o Raspberry Pi para você.


Novo circuito chaveado, novos indutores, e uma nova disposição na placa


O que mais mudou no Raspberry PI 4 de 8GB?


Para fornecer as correntes de pico um pouco mais altas exigidas pelo novo pacote de memória, James remanejou os componentes da fonte de alimentação na placa, removendo uma fonte de alimentação de modo de comutação do lado direito da placa ao lado dos soquetes USB 2.0 e adicionando um novo comutador ao lado do conector de alimentação USB-C. Embora essa fosse uma mudança necessária, acabou nos custando uma queda de três meses, devido a pândemia do COVID-19 no ano de 2020 que interrompeu o fornecimento de indutores do extremo oriente.

Ver na imagem o novo circuito chaveado de tensão, novos indutores, nova programação, fora isso, é o mesmo Raspberry Pi 4 que você conhece e ama.


E quanto aos 64 bits?

Nossa imagem padrão do sistema operacional usa um kernel LPAE de 32 bits e uma área de usuário de 32 bits. Isso permite que vários processos compartilhem todos os 8 GB de memória, sujeitos à restrição de que nenhum processo único pode usar mais de 3 GB. Para a maioria dos usuários, essa não é uma restrição séria, principalmente porque todas as guias do Chromium têm seu próprio processo. A adesão a uma área de usuário de 32 bits tem o benefício de que a mesma imagem será exibida em todas as placas, desde uma placa alfa da era de 2011 até o novo e brilhante produto de 8 GB de hoje.

Mas os usuários avançados do Soldafria, que desejam mapear todos os 8 GB de memória e um único processo, precisam de um sistema opeacional de 64 bits. Já existem muitas opções, incluindo Ubuntu e Gentoo.

Para não ficar de fora, hoje lançamos uma versão beta inicial de nossa própria imagem do sistema operacional de 64 bits. Ele contém o mesmo conjunto de aplicativos e o mesmo ambiente de área de trabalho que você encontrará em nossa imagem normal de 32 bits, mas criada na porta Debian arm64.

Nossas imagens de sistema operacional de 32 e 64 bits têm um novo nome: Raspberry Pi OS. À medida que nossa comunidade cresce, queremos garantir que seja o mais fácil possível para os novos usuários encontrarem o sistema operacional recomendado para o Raspberry Pi. Acreditamos que o novo nome ajudará mais pessoas a se sentirem confiantes no uso de nossos computadores e software. Uma atualização para o Raspberry Pi Desktop para todas as imagens de nosso sistema operacional também está disponível hoje e teremos mais informações na postagem de blog de amanhã.

Você pode encontrar um link para o sistema operacional de 64 bits e algumas advertências importantes nesta postagem do fórum da raspberry