Gostou? compartilhe!
O potenciômetro é um componente eletrônico composto de uma resistência elétrica, cujo a função é limitar o fluxo da corrente em sua estrutura. Semelhante a um resistor, principal diferença desse equipamento é sua possibilidade de ajuste da quantidade de de corrente que será limitada, através de seus três terminais que, ao serem usados, dividem as tensões, de modo a controlar a sua resistência por meio do eixo giratório. Contudo, o componente pode ser encontrado em diferentes modelos, além do de eixo giratório, como por exemplo:
- Digital;
- Deslizantes;
- Rotativo.
São muitas as características que distinguem cada modelo de potenciômetro, embora a sua principal diferença seja o modo de regulagem, feita por meio de um chip, em que os sinais emitidos partem de um equipamento acessório, conhecido como microprocessador. Além disso, o ângulo do eixo também é uma característica variável entre as versões dos equipamentos, como os tipo lineares, logarítmicas e exponenciais. Na prática, o potenciômetro é usado para o controle de diversos equipamentos que, dentre eles se destacam o controle de nitidez de televisores LCD e do volume de aparelhos de som. Nesses equipamentos, o componente é parte integrante de placas internas e o ajuste é feito no momento de fabricação do equipamento, sem nenhuma relação aos ajustes feitos via controle remoto, por exemplo.
Precisando de potenciômetro?
O potenciômetro é usado em equipamentos cujo os seus circuitos são de baixa corrente e tensão. Além de se fazer presente nos aparelhos já citados, o componente pode ser encontrado como peça de reposição em eventuais manutenções. Para saber um pouco mais, entre em contato com a Soldafria.